Amesterdão: Estratégias de inovação

Amesterdão: Estratégias de inovação

Data da publicação: 08/08/2018

Empresa: Deloitte
Cidade de implementação: Amesterdão – Holanda
Total de habitantes da cidade: 1,6 milhões de habitantes na área urbana
Área de atuação do projeto: Mobilidade e redução da pobreza
Montante investido: 1,6 M€ da “TKI Switch 2 Smart Grids” na iniciativa Vehicle2grid
Financiador: Município de Amesterdão

O projeto

Problema identificado: A cidade de Amesterdão é conhecida pela inovação de sistemas e tecnologias que mantenham e melhorem os padrões de sustentabilidade urbana elevados e a qualidade de vida dos cidadãos e turistas. Como é sempre possível melhorar, o município quis impulsionar a inovação da cidade, com vista a melhorar o bem-estar da população e reduzir o uso de energias fósseis no setor da mobilidade.

Solução encontrada: O município de Amesterdão, em parceria com a Deloitte, elaborou um modelo de sinergias entre funcionários públicos e especialistas em tecnologia, entidades corporativas, empreendedores sociais e startups, que permitisse a prototipagem rápida de ideias com foco nas áreas da mobilidade e redução de pobreza. Na mobilidade a cidade lançou duas iniciativas: (1) o projeto piloto Vehicle2grid com o objetivo de ajudar os cidadãos a armazenar energia solar nas baterias dos seus carros elétricos e (2) a criação de ciclovias e trilhos para incentivar a prática do ciclismo. No âmbito da redução da pobreza foi desenvolvido um aplicativo de gestão de orçamento familiar para facilitar o dia-a-dia dos cidadãos. Por último foi também desenvolvido um SmartCity Lab, para desenvolver e disseminar conhecimento junto dos cidadãos.

Resultados: O armazenamento de energia solar nas baterias dos carros elétricos fomenta a utilização das energias limpas no quotidiano da população e contribui para a diminuição dos gastos energéticos e económicos e do impacte ambiental. A implementação de um SmartCity Lab resultou no aumento do conhecimento da população relativamente a temas de sustentabilidade e tecnologias urbanas e respetiva aplicação em atividades do dia-a-dia como no consumo e ao ao nível de políticas públicas.

Impactes positivos para:

A cidade: Vehicle2grid, os trilhos e ciclovias e o SmartCity Lab contribuíram para a consciencialização da população face a temas sustentáveis, mas também para o aumento da qualidade de vida e bem-estar dos residentes em Amesterdão.

A região: A elevada qualidade de vida e bem-estar da população, a aposta contínua em programas inovadores no panorama ambiental e sustentável promove a região e, consequentemente, leva ao aumento de atividades socioeconómicas.

Projetos futuros: Tendo em conta o sucesso da implementação do armazenamento de energia solar nas baterias dos veículos e a criação do SmartCity Lab, a população ficou mais recetiva ao desenvolvimento de novos projetos que melhorem a automatização de pedidos de serviços e que promovam a sustentabilidade da cidade.

Poupanças geradas

O projeto Vehicle2grid, assim como as restantes atividades implementadas na cidade aliadas a uma crescente consciencialização ambiental, geraram poupanças indiretas na dimensão financeira, reduzindo os gastos em produtos fósseis nocivos ao ambiente e aumentando a preferência pelo uso de ciclovias para deslocações diárias. Esta mudança fez reduzir o número de veículos a circular diariamente e, consequentemente, todos os gastos e despesas e eles associados.

Obstáculos encontrados e como foram ultrapassados

A avaliação das ideias foi o obstáculo mais evidente a ultrapassar. A solução passou por avaliar as ideias através de um processo de escrutínio, com parâmetros bem definidos tendo em conta as maiores necessidades da cidade.

Fatores de sucesso

A contínua procura por tecnologias de inovação a fim de melhorar os aspetos socioeconómicos na cidade requer essencialmente um fator de sucesso: a existência de sinergias entre os interlocutores das diversas entidades envolvidas no projeto, de modo que o funcionamento e a aplicabilidade seja coeso e rentável.

Lições aprendidas

A melhor forma de alcançar o sucesso em iniciativas inovadoras como o caso das SmartCities é permitir que toda a comunidade – pessoas e empresas – tenha a possibilidade de apresentar as suas ideias e acrescentar valor à cidade.

Informação adicional

https://amsterdamsmartcity.com/

2018-08-13T13:14:34+00:00