Buenos Aires: Manutenção das infraestruturas públicas

Buenos Aires: Manutenção das infraestruturas públicas

Data da publicação: 13/08/2018

Empresa: Deloitte
Cidade de implementação: Buenos Aires – Argentina
Total de habitantes da cidade: 3 milhões de habitantes
Área de atuação do projeto: Manutenção de infraestrutura pública
Financiador: Município de Buenos Aires

O projeto

Problema identificado: Para garantir a manutenção da infraestrutura pública, a cidade de Buenos Aires guiava-se por um sistema de call center que permitia aos cidadãos efetuar queixas ou solicitações de serviços. Com o passar do tempo este modelo demonstrou-se ineficiente e as resoluções dos incidentes tinham uma média de atraso de cerca de dois anos.

Solução encontrada: O município de Buenos Aires implementou um sistema tecnológico fornecido pela Deloitte, capaz não só de agilizar o fluxo de pedidos e informações, mas também, de melhorar a coordenação departamental de serviços.

Resultados: A coordenação entre os diferentes departamentos estabeleceu um grande impacte na qualidade de vida da cidade: diminuiu o tempo médio de resolução de conflitos em 93% sem orçamento adicional; o índice de satisfação dos cidadãos relativo aos espaços verdes aumentou de 49 para 76, o índice de obras de rua de 13 para 45 e o índice de iluminação pública de 19 para 51; e o índice de drenagem de águas pluviais também cresceu de 19 para 56.

Impactes positivos para:

A cidade: A utilização otimizada dos recursos humanos e financeiros, associada à garantia de um serviço de apoio estável deu origem à redução do tempo médio de resolução de incidentes em 93%. Este resultado levou ao aumento do bem-estar e qualidade de vida dos habitantes de Buenos Aires.

A região: A melhoria dos serviços municipais levou ao aumento do bem-estar e qualidade de vida da população e, consequentemente, a acréscimos de produtividade nos âmbitos socioeconómico e turístico.

Projetos futuros: A estrutura utilizada no projeto assente na automatização de pedidos de serviço pode ser implementada em projetos futuros de SmartCities associados.

Influência na transformação da cidade

O bom estado das infraestruturas públicas, a preservação do património e a contínua aposta em políticas de ordenamento do território, são fatores essenciais para incentivar projetos que melhorem o bem-estar e qualidade de vida da população residente e, consequentemente, promover a prosperidade da localidade.

Poupanças geradas

O projeto implementado produz constantes poupanças não só no aumento da eficiência e facilidade do tratamento de processos, mas também no aumento dos níveis de satisfação dos cidadãos.

Obstáculos encontrados e como foram ultrapassados

Numa primeira fase o sistema tecnológico aumentou o fluxo de pedidos e informações e o processo de validação de cada pedido e informação tornou-se moroso. Assim, o município de Buenos Aires investiu na contratação de inspetores de rua que, recorrendo a dispositivos móveis, detetavam o pedido e deslocavam-se ao local para perceberem o incidente e aceitarem a sua resolução.

Fatores de sucesso

O adequado desenho dos processos operacionais e a criação de uma app simples e intuitiva para os cidadãos.

Lições aprendidas

Tendo em conta a dificuldade de interligação dos vários departamentos de serviços prestados ao público é crucial ter procedimentos e processos operacionais adequados que garantam o sucesso de implementação.

Informação adicional

2018-08-13T13:15:24+00:00