Cidades sustentáveis 2018-04-30T17:25:04+00:00

As cidades espelham o grande desafio dos nossos dias: continuar a crescer economicamente proporcionando maior progresso social, garantido, simultaneamente, uma redução da poluição e uma utilização sustentável dos recursos naturais. A resposta a estes desafios será determinante na agenda do Desenvolvimento Sustentável. Mais de metade da população mundial vive hoje em centros urbanas, valor que deverá chegar aos 60% até 2030 e 70% em 2050

(fonte: OCDE. 2012. OECD Environmental Outlook to 2050. OECD Publishing).

As cidades representam a origem de muitos dos impactes ambientais e sociais do desenvolvimento, mas podem ser encaradas como oportunidades de inovação e de redução dos impactes no planeta.

Para o desenvolvimento regional, a ideia de sustentabilidade define uma nova direção para a criação de regiões dinâmicas cujo enfoque não é o crescimento económico, mas o progresso económico, ambiental e social. Alcançar esta visão implica reunir os vários agentes cuja ação tem impacte no desenvolvimento urbano: os cidadãos, o poder local, as empresas, outras organizações, enfim, todos os stakeholders do ecossistema urbano.