Desenvolvimento sustentável 2018-04-30T17:23:26+00:00

Desenvolvimento sustentável é “o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes,
sem comprometer a capacidade das gerações futuras de suprir as suas próprias necessidades”

(Fonte: Our Common Future, UN)

O conceito de desenvolvimento sustentável obriga-nos a pensar nas consequências e nos impactes das nossas ações e do nosso modo de vida no longo-prazo. O aumento da frequência de desastres ambientais – secas, tempestades, subida do nível do mar, escassez de recursos, etc. – trouxe maior visibilidade às preocupações associadas ao desenvolvimento sustentável e, hoje, 97% dos cientistas concordam: as alterações climáticas derivam da ação humana (fonte: NASA) e aceleraram grandemente com a industrialização e com todos os hábitos de consumo e produção associados.

Mais recentemente, o Acordo de Paris e a adoção da Agenda 2030 e dos 17 Objetivos para o Desenvolvimento Sustentável colocaram o desenvolvimento sustentável no centro da agenda política mundial. Os incentivos ao nível das políticas públicas serão muito significativos para o cumprimento dos objetivos comuns, mas é uma agenda cuja execução depende de todas partes interessadas.

Às empresas, em particular, porque as empresas vivem neste contexto e os negócios só podem ter sucesso em sociedades que tenham condições para o progresso.