A TRANSFORMAÇÃO URBANA EM 10 PASSOS: GUIA PARA DECISORES POLÍTICOS
PASSO 3
BENCHMARK:
O que já se faz?
Depois de assimilados os compromissos nacionais relevantes no contexto das cidades (passo 1) e ,identificados os principais problemas e necessidades (passo 2), importa olhar para o que já se faz noutras cidades, olhando com particular atenção para os sucessos alcançados e as lições aprendidas.
NEUTRALIDADE CARBÓNICA EM COPENHAGA ATÉ 2025
A cidade de Copenhaga criou um plano ambicioso para se tornar a primeira cidade neutra em carbono até 2025. Para o fazer, terá de conseguir diminuir as emissões para 400 000 toneladas, através de iniciativas dispersas por quatro áreas-chave: consumo de energia, produção de energia, mobilidade e Administração Municipal.

ARREFECER TORONTO COM TELHADOS ECOLÓGICOS
Toronto lançou um conjunto de incentivos para a criação de telhados ecológicos (telhados verdes, com vegetação, e brancos, que refletem a luz solar), para combater o uso excessivo de energia em edifícios, a poluição atmosférica, a deterioração da qualidade de vida nas cidades e o aumento de problemas de saúde. O arrefecimento da superfície das cidades tem benefícios ao nível do combate do efeito ilha de calor urbano e ondas de calor.

RESÍDUOS ZERO EM NOVA IORQUE
Em 2015, Nova Iorque definiu como objetivo parar de enviar resíduos para aterro até 2030, implementando iniciativas para:
· implementação de sistemas de recolha mais sofisticados;
· separação e recolha de resíduos orgânicos;
· campanhas de sensibilização;
· instalação de contentores diferenciados nos edifícios comerciais;
· devolução aos fabricantes de equipamentos de difícil reciclagem (ex.: eletrodomésticos, baterias, telemóveis).